Os acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) podem freqüentar as aulas normalmente. As atividades não foram suspensas, pois nenhum caso da gripe A, entre alunos ou funcionários, foi confirmado. Mas a recomendação é de manter todos os cuidados como medida de prevenção à doença.
De acordo com a pró-reitora de ensino, professora Marilane Maria Paim, não há motivo para pânico entre alunos e colaboradores. Todas as medidas para que os alunos sejam bem assistidos estão sendo tomadas. Nessa semana, foi realizada uma reunião com os coordenadores dos cursos para que a equipe da Gerência Regional de Saúde explicasse minuciosamente todas as questões referentes à nova gripe.
Da mesma forma será feito com os professores para que orientem seus alunos sobre os cuidados a serem tomados. Cuidados estes que foram divulgados em material informativo. “Nós distribuímos cerca de 4 mil folderes entre os acadêmicos, além de fixar cartazes em todos os murais e salas”.
A pró-reitora afirma que serão seguidas as orientações dispostas nas normas técnicas números 08 e 09/09 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. “Estamos trabalhando na tentativa de prevenir”, conclui a professora. A atenção é redobrada na Universidade quanto a pessoas que apresentem qualquer sintoma da influenza A.
ALGUNS CUIDADOS
* Limpe as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz.
* Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
* Use lenço de papel descartável.
* Proteja com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
* Oriente para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas).
* Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados).
* É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
* Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.