Aulas na Uniplac são mantidas normalmente

Os acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) podem freqüentar as aulas normalmente. As atividades não foram suspensas, pois nenhum caso da gripe A, entre alunos ou funcionários, foi confirmado. Mas a recomendação é de manter todos os cuidados como medida de prevenção à doença. De acordo com a pró-reitora de ensino, professora Marilane Maria Paim, não há motivo para pânico entre alunos e colaboradores. Todas as medidas para que os alunos sejam bem assistidos estão sendo tomadas. Nessa semana, foi realizada uma reunião com os coordenadores dos cursos para que a equipe da Gerência Regional de Saúde explicasse minuciosamente todas as questões referentes à nova gripe. Da mesma forma será feito com os professores para que orientem seus alunos sobre os cuidados a serem tomados. Cuidados estes que foram divulgados em material informativo. “Nós distribuímos cerca de 4 mil folderes entre os acadêmicos, além de fixar cartazes em todos os murais e salas”. A pró-reitora afirma que serão seguidas as orientações dispostas nas normas técnicas números 08 e 09/09 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. “Estamos trabalhando na tentativa de prevenir”, conclui a professora. A atenção é redobrada na Universidade quanto a pessoas que apresentem qualquer sintoma da influenza A. ALGUNS CUIDADOS * Limpe as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz. * Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies. * Use lenço de papel descartável. * Proteja com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. * Oriente para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas). * Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados). * É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias. * Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.