O Projeto de extensão universitária “Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Serrano Catarinense” reiniciou suas atividades neste mês de fevereiro com reuniões de planejamento para 2010. “Desde o início da semana passada, estamos nos reunindo, com o Núcleo Coordenador, Equipe Técnica e bolsistas uma vez que temos a previsão de realizarmos nesta segunda etapa do projeto, várias atividades participativas, que precisarão do envolvimento de todos”, explica o professor Julio Cesar Pires, coordenador geral do Projeto.
O professor explicou que alguns bolsistas tiveram de ser substituídos, em razão da formatura, uma vez que para ser bolsista do CNPq é necessário estar vinculado a uma Instituição de Ensino Superior. A próxima atividade será a realização das Caravanas pela Alimentação e Desenvolvimento Local, que deverão ocorrer na segunda quinzena de fevereiro e mês de março. Essa atividade prevê a realização de uma Audiência Pública em cada um dos 19 municípios da área de abrangência do projeto, assim como a realização de atos e panfletagens buscando a interação com a comunidade e atores locais em torno de temas inerentes à Segurança Alimentar, e Desenvolvimento Local. “Gostaríamos de discutir com a comunidade a importância de cada município criar a sua Lei de Segurança Alimentar, assim como o Sistema de Segurança Alimentar”, explicita o professor Júlio. Ele informou ainda que esta atividade é preparatória às Oficinas de Diagnóstico participativo, programadas para também ocorrerem nos Municípios, durante o mês de abril e maio.
Reunião em Brasília
Professor Júlio esteve em Brasília, participando de uma reunião com os coordenadores dos outros dez projetos aprovados pelo mesmo Edital 038/2008, do MDS e CNPq, onde foram socializadas a experiências de cada Projeto de Extensão desenvolvidos por outras universidades do país inteiro. Além disso, foi estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social o formato dos Diagnósticos Sócio-Econômicos e Ambientais que estão sendo elaborados pelos projetos e deverão ser entregues ao MDS e CNPq no segundo semestre deste ano.
O Projeto Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Serrano Catarinense prevê ainda, a partir deste Diagnóstico Sócio Econômico e Ambiental que está sendo construído, em conjunto com os atores locais, elaborar um Plano de Desenvolvimento Territorial visando a segurança alimentar e nutricional, a geração de trabalho e renda e a qualidade de vida e ambiental no âmbito do CONSAD do Planalto Catarinense. Esse Plano, juntamente com o Diagnóstico e demais resultados do projeto, serão publicados numa cartilha, que por sua vez será distribuída à comunidade num Ato Público de Socialização dos resultados do projeto, previsto para ocorrer no mês de agosto deste ano.
Texto: Jornalista Adriana Palumbo