Técnico da Uniplac aprende técnicas de conservação de cadáveres

Nos dias 06, 07 e 08 de junho, o técnico responsável pelo laboratório de anatomia da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, Raphael Meneghelli, participou de um treinamento para aperfeiçoar a conservação de cadáveres, dissecação e cortes. O curso foi realizado na Unoesc – Campus de Joaçaba, numa parceria entra as Universidades para troca de experiências. Na oportunidade, Meneghelli aprendeu uma técnica de conservação em que não será utilizado mais o formol, mas sim a glicerina, o que proporciona inúmeras vantagens. “A glicerina conserva os cadáveres hidratados, não deforma as articulações, mantém a cor, aparência, não endurece e teremos ausência do forte cheiro do formol, pois a glicerina é inodora”, explica Meneghelli. O técnico da Uniplac foi treinado também para dissecação de cadáveres sem utilização de bisturi, somente com pinça e tesoura. “Com isso teremos uma vantagem de manter todas as características da dissecação” destaca Meneghelli. As técnicas serão implantadas no laboratório de anatomia da Uniplac para facilitar o aprendizado dos alunos.