Uniplac recebe certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social

A Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense (Fundação Uniplac) foi a primeira Universidade de Santa Catarina a receber a certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social em 2011. Mérito concedido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior, com publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 13, pela Portaria nº 1.290, de 10 de junho de 2011. O período de vigência do Certificado é de 1º/01/2010 à 31/12/2012. O auditor Emerson Vieira, da Muller Auditorias de Blumenau, empresa que fez a auditoria fiscal da Uniplac em 2010, esteve essa semana em Lages para conferir o relatório final do balanço financeiro da Instituição. Ele explica que o governo exige a contrapartida de toda entidade para conceder o certificado. “O Certificado de Assistência Social é concedido a instituições jurídicas, de direito privado, sem fins lucrativos, que prestam serviços na área da assistência social, saúde e educação” esclarece Emerson. “Para uma universidade ser certificada na área de educação deve atender alguns critérios como: bolsas de estudos integrais e parciais, 20% da receita aplicada em gratuidade nas ações assistenciais, projetos e programas de apoio a bolsistas”, completa o auditor. A Diretora Executiva da Uniplac, Elusa Camargo, explica que os programas de assistência social foram executados com 17 projetos em 2010. Segundo o relatório final, a instituição atendeu 44.532 pessoas, 40 famílias e 840 estudantes bolsistas. Na execução 97 docentes, 17 técnicos, 31 alunos bolsistas, 26 alunos voluntários e 771 alunos do estágio obrigatório, sendo 352 do jurídico e 419 na saúde. “A Uniplac assume seu compromisso com a comunidade serrana de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, formando seres humanos com perspectivas de construção de uma sociedade justa e igualitária, na defesa da qualidade de vida. Além disso, o compromisso com a sociedade faz com que a Uniplac integre nas suas atividades a execução de projetos de ação comunitária, prestando atendimento em diversas áreas à população, principalmente as de mais vulnerabilidade”, destaca Elusa Camargo.