A Universidade do Planalto Catarinense lança em julho o edital para a seleção de candidatos interessados em cursar o Mestrado em Educação, referente à nova turma de mestrandos que integrarão a sua Turma de 2012. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir de setembro, sendo que as informações poderão ser obtidas junto a Secretaria do Programa ou no site www.uniplac.net.
O Mestrado em Educação da UNIPLAC de Lages tem recomendação da CAPES, reconhecimento pelos conselhos nacional e estadual de educação, e é credenciado pelo Ministério da Educação. O corpo docente, formado por doutores na área, orientadores dos alunos, participa de grupos de pesquisas credenciados junto ao CNPq nas linhas de políticas e processos formativos da educação, e de educação, processos socioculturais e sustentabilidade.
O PPGE da UNIPLAC tem por meta que os mestrandos incorporem a perspectiva do pesquisador, mantenham-se atualizados e se tornem capazes de produzir conhecimentos relevantes, socializando-os por meio de publicações. O programa quer que os professores da região sejam iniciados nas práticas de teorização, desenvolvendo a capacidade de estabelecer diálogos entre saberes populares e conhecimentos científicos, entre saberes locais e globais.
Objetiva o Mestrado em Educação da UNIPLAC que os mestrandos integrem grupos e redes de pesquisa regionais e nacionais, universalizando seus saberes e conquistando novas parcerias, e que contribuam para a qualificação dos sistemas de ensino de suas comunidades e exerçam liderança intelectual comprometida com o os problemas regionais.
As autoridades do planalto catarinense estão atentas ao novo Plano Nacional de Educação, que vigorará para o decênio de 2011 a 2020, o qual prevê aos estados e Municípios, elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores, pela ampliação da oferta de programas de pós graduação, mestrado e doutorado, nos campi novos abertos no âmbito dos programas de expansão e interiorização das instituições superiores públicas. O novo PNE também terá por meta formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação, para isso prevendo, nos planos de carreira dos profissionais da educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, licenças para qualificação profissional em nível de mestrado e doutorado.
Profa Dra Maria de Lourdes Pinto de Almeida PPGE - UNIPLAC - SC
GEPES- UNICAMP - SP
Coordenação do PPGE - Mestrado em Educação - UNIPLAC - SC 49-3251-1000
Coordenação Geral e Executiva do Curso PROESDE UNIPLAC Lages e Sao Joaquim
Coordenação Local do PROESDE UNIPLAC Lages Lider do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Superior da Região Sul - GEPES SUL Livros Publicados:
www.mercado-de-letras.com.br; www.atomoealinea.com.br; www.dpea.com.br