O concurso organizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para escolha da logomarca da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais foi aberto ao público e contou com a participação de pessoas de todo país. Na etapa final foram selecionadas sete propostas e a escolhida para ser utilizada no material de divulgação do evento, que acontece entre 25 e 31 de março, em Fortaleza, foi a do estudante de Arte e Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Felipe Bizzi.
Para criar a arte, Bizzi se inspirou no trabalho das rendeiras cearences com as rendas de bilro. “Tive que estudar muito sobre os costumes e tradições daquele estado, porque quis fazer algo que caracterizasse a região onde evento irá acontecer”, revela. Dentre os critérios para a seleção da logomarca foram considerados a originalidade, criatividade e identificação com o tema e com o objetivo geral do evento, que engloba a diversidade artística, cultural, religiosa, política e de gênero de todas as regiões do país.
Além da primeira colocação, o estudante recebeu um prêmio de R$ 4 mil que deverá investido em seus estudos. “Pretendo me especializar em artes gráficas nos Estados Unidos e esse recurso vai ajudar a atingir meu objetivo”. Pelipe também participará do evento que reúne os representantes dos 2.500 pontos de cultura do Brasil, gratuitamente. Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção