Legislativo está preocupado com o destino do curso de Eng. Industrial Madereira
A pouca procura pelo curso de Engenharia Industrial Madeireira, criado em 2001 e hoje em fase de extinção, oferecido pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), preocupa o Legislativo lageano. Por conta disso, a Casa realizou na última terça-feira (6) uma sessão especial para discutir pontos importantes sobre essa situação. A iniciativa foi do vereador Enio do Vime (DEM). Ele lembrou que a Câmara não tem a função de executar, mas sim de propor o debate, neste caso sobre a profissionalização de mão de obra e a geração de empregos no setor madeireiro.
O coordenador do curso, professor Alexandre Tripoli, apresentou o perfil profissional, a área de atuação e, principalmente, a estrutura de laboratórios oferecidos pela Instituição, com destaque para o de hidráulica, ainda em construção. “Composto como o nosso, existem apenas cinco no país”. A Uniplac formou 74 profissionais e, segundo o professor, muitos com a ajuda das empresas onde trabalhavam. “ É isso o que está faltando hoje”, pontuou.
Outro fator que contribuiu para diminuição da procura foi o oferecimento gratuito do curso de Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina em Lages. “A crise no setor madeireiro despertou em alguns o desinteresse pelo curso. Concordo com vereador quando diz que temos que mostrar aos empresários a importância de ter um engenheiro madeireiro em seus empreendimentos”, destacou a diretora executiva da Fundação Uniplac, Elusa Camargo.
Para ouvir os esclarecimentos, a Casa convidou representantes da Associação Empresarial de Lages (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), União dos Vereadores da Região Serrana (Uveres) e prefeitura de Lages. Para alavancar o curso, foi sugerido que a Instituição busque parcerias nas empresas da região e que o trabalho de divulgação seja intensificado. Além disso, esses mesmos representantes destacaram a importância da união de forças para o encontro de uma solução objetivando o fortalecimento do curso que tem uma das melhores estruturas físicas e de profissionais do Brasil.
Texto e fotos: Taina Borges
Comunicação - Câmara de Vereadores de Lages
taina@camaralages.sc.gov.br
Fone: 3251-5416