Solução para a Uniplac depende das definições internas dos colaboradores

Na manhã desta segunda-feira (3), o novo grupo intervencionista da Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense, coordenado pelo secretário de Finanças da Prefeitura de Lages, Walter Manfroi, manteve o primeiro contato com os prestadores de serviço para a segunda etapa dos trabalhos, após a saída de Arnaldo Moraes do cargo de interventor. Na ocasião, a imediata comunicação de que todos os membros da diretoria serão mantidos, com objetivo de evitar a desconexão do processo em andamento. No entanto, um grupo de gestão externo será contratado para apontar diretrizes e estabelecer padrões de maior competitividade à Instituição, com atuação nas áreas administrativa, financeira, institucional e didático pedagógica. Walter Manfroi ainda adiantou na reunião de diretoria que pretende, já nesta quarta-feira (5), às 20h30min, no Salão de Atos, manter encontro com professores, funcionários e acadêmicos visando expor qual será a sua linha de atuação, com ênfase no sentido motivacional. Por outro lado, vai aguardar o posicionamento oficial de Assembléia Geral dos grupos internos, prevista para o próximo dia 12, para saber qual será o direcionamento dos trabalhos. Manfroi acredita também, que a solução deve partir das pessoas que fazem a Universidade. “A partir do que for decidido será dado o encaminhamento final ao futuro da Uniplac. Entendo que todos precisam se doar, inclusive, com a retirada de algumas vantagens salariais, para que haja indício de que se chegue ao princípio da solução”, aponta Manfroi. Outra decisão importante do interventor e do grupo de apoio é a de que deve ficar bem clara a importância da separação da Fundação (mantenedora), da Universidade (mantida). Nenhuma decisão será tomada sem o absoluto conhecimento da administração, principalmente da área financeira em caso da necessidade de investimentos. “Não vamos tolerar atitudes de interesse pessoal. Nosso objetivo está centrado no coletivo e nas decisões conjuntas, visando manter a competitividade e a competência como Universidade”, ressaltou. Mesmo sem estabelecimento de prazo, por parte da juíza Monica Grisolia de Oliveira, há consenso do interventor Walter Manfroi e da comissão de auxílio formada por Antônio Cesar Alves Arruda, Francisco Ramos Martins e Marli Barrentin Nacif, de que o processo de intervenção deve terminar no final deste ano.