Alunos são informados e tiram dúvidas sobre a Influenza A

Na manhã desta sexta-feira (14), alunos de nove cursos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) foram convidados a participar de uma reunião com representantes da Vigilância Epidemiológica da Gerencia Regional de Saúde de Lages. O encontro faz parte da trajetória de palestras para coordenadores de curso, professores e acadêmicos acerca da Influenza A. Em menos duas semanas, cerca de 4 mil folderes foram distribuídos entre os acadêmicos, e cartazes informando sobre sintomas e cuidados contra a doença foram afixados em murais, laboratórios e salas de aula. Isso tudo para manter o aluno bem informado sobre como agir com a nova realidade. Além disso, os coordenadores dos cursos receberam orientações para lidar com a situação. Agora, iniciaram as palestras com os alunos. Hoje, foram os estudantes do período matutino, e na próxima semana o mesmo acontece com professores e acadêmicos que estudam à noite. Os enfermeiros Marici Souza Geremias e Orides kemer dos Santos fazem um apanhado geral sobre a gripe H1N1, norteiam sobre como se prevenir da doença e o que fazer se alguns dos sintomas aparecerem. “Temos trabalhar com a prevenção, e todos os cuidados devem ser seguidos à risca”, afirmam. Entre os mais importantes eles citam a lavagem freqüente das mãos. “Nós levamos as mãos muitas vezes a boca e aos olhos, isso tem que ser evitado. E lavá-las seguidamente é essencial”, frisam. O uso de álcool em gel também é indicado. Eles ainda pedem para que quando a pessoa for tossir ou espirrar que use um lenço descartável. “Todos devem seguir a etiqueta da tosse. Se não tiver um lenço por perto, podem usar o lado interno do braço ou a parte de dentro da blusa”. Nenhum caso de gripe A foi confirmado entre alunos e colaboradores. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino os casos suspeitos estão sendo levados ao conhecimento da Gerência Regional de Saúde.