UNIPLAC inaugurou ontem o Laboratório de Tecnologia e Inovação em Hidroeficiência Energética em Saneamento - LATIENS

A inauguração do Laboratório de Tecnologia e Inovação em Eficiência Hidroenergética em Saneamento – LATIENS marcou o dia de ontem na Universidade do Planalto Catarinense. Com a presença do governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Cesar Costa, do Prefeito Municipal, Renato Nunes de Oliveira e diversas outras autoridades, além da comunidade acadêmica e imprensa, o evento apresentou o laboratório que garantirá estudos de eficiência energética e hidráulica, composta por tubulações, bombas e equipamentos de medição e de controle e automação que possibilitará o atendimento aos cursos de Engenharia com a função de ensino, pesquisa e extensão na Universidade, assim como a interação com a sociedade através de atividades científicas que contribuam para fins de geração de energia elétrica e recursos minerais para o setor de ciência e tecnologia. Foram R$ 690 mil em recursos investidos através de convênio de cooperação técnica e financeira da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável articulados pela Agência do Desenvolvimento da Serra Catarinense – Ageserra, instalada na Incubadora Midilages, mantida pela Fundação UNIPLAC. O Governador João Raimundo Colombo destaca que "antes de tudo temos que considerar esta ação como um investimento na cidade de Lages e no estado de Santa Catarina". Colombo comenta ainda dos processos de geração de empregos e de conhecimento tecnológico que o laboratório possibilitará. "A Uniplac é uma instituição que alia a transmissão do conhecimento à expansão da pesquisa”, salienta o Governador. O Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Juliano Leite fala da importância do LATIENS para o curso e para a Universidade, “atende as áreas de recursos hídricos, eficiência energética e saneamento, essenciais para a prática profissional do engenheiro elétrico\". Já para o Curso de Engenharia de produção a parte de automação industrial, sistema de supervisão e processo produtivo, é o que agregará muito às disciplinas. “O próprio laboratório é um sistema de produção, o que facilita a observação dos alunos deste tipo de processo”, comenta a coordenadora Daiana Petry. Paulo Mozart, Coordenador de Engenharia Civil, cita que as características do laboratório trarão muita qualidade ao curso, “o LATIENS permitirá aos acadêmicos a materialização de teorias, como perda de energia e escoamento de fluídos”. Na engenharia madeireira o laboratório contribuirá nas disciplinas básicas de hidráulica e modelagem, segundo o coordenador, Alexandre Tripoli. Um dos diretores da empresa responsável pela capacitação e instalação do laboratório, Manoel Carlos Solera, também salienta a importância do laboratório na melhoria da qualidade de formação dos alunos das engenharias, mas principalmente ressalta o incremento para a pesquisa, tecnologia e inovação da Universidade. “O aumento do potencial de convênios externos e a atuação na área de pesquisa e extensão serão alguns dos resultados esperados”. O engenheiro comenta ainda dos padrões técnicos utilizados no LATIENS, “são os conceitos mais modernos e atuais, que servirão de referência no estado e no país”. “Um espaço inédito em Santa Catarina, o que é muito especial para UNIPLAC em seu momento de reordenamento”, afirma a presidente da Fundação UNIPLAC, Maria Lucia Brentano, que na ocasião informou ao governo e comunidade, dos planos e projetos da Universidade que apoiados em todo o patrimônio e histórico da instituição, e com o apoio de políticas públicas poderão, assim como o LATIENS, serem efetivados. O laboratório é o 7º do gênero no Brasil, sendo os outros seis em Universidades Federais. O LATIENS está instalado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense. O estado de Santa Catarina ainda não possuía um local com características destinadas exclusivamente ao estudo de eficiência hidroenergética, inovação que coloca a UNIPLAC ao lado de outras grandes instituições de outros estados brasileiros.