O VER-SUS é um programa de estágios e vivências no SUS que propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. Realizado em cidades com experiências exitosas, tanto no Serviço Único de Saúde quanto na formação de profissionais das áreas de saúde, o programa acontece em Lages, na UNIPLAC, de 26 de fevereiro a 03 de março.
Com a participação de 20 estudantes, mais facilitadores do Rio Grande do Sul, além de acadêmicos da UNIPLAC, o programa possui uma programação iniciada no domingo dia 26, que traz a contextualização da Universidade dentro da atuação ensino-serviço, passa pelas vivências em Unidades Básicas de Saúde em Lages, o estudo de terapias não-convencionais, vivências na Vigilância Epidemiológica de Lages e também no centro de Zoonoses, dentre diversas outras atividades envolvendo instituições de saúde em diversos locais de bairros em Lages e na estrutura da UNIPLAC.
A medida procura envolver os futuros profissionais com as diretrizes do SUS e estimular a construção de políticas para qualificar a atenção, gestão, participação social e educação. “Desmistificar a ideia do SUS como algo negativo dentro dos aspectos da saúde, criando vivências positivas a estes futuros profissionais”, comenta a Coordenadora do Programa VER-SUS Izabela Barison Matos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sobre os objetivos do projeto, em que cabe ainda, a tentativa de tornar as instituições de ensino superior dispositivos na formação da qualidade do Sistema Único de Saúde.
Informações: 3251 -1028 na PROPEPG UNIPLAC