No dia 29 de março, a Gestão de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Planalto Catarinense protocolou junto à Coordenação do Projeto Rondon, no Ministério da Defesa, em Brasília, as propostas desta instituição de educação superior, para participar das próximas operações nacionais do Projeto Rondon, previstas para acontecer em julho de 2012, em municípios do Pará e de Tocantins.
A comunidade acadêmica da UNIPLAC correspondeu de forma excepcional ao chamamento público, atendendo ao Edital da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Planalto Catarinense. O Mestrado em Educação, que organizou o movimento, registrou o recebimento de 87 inscrições, sendo oito de professores e 79 de alunos de vários cursos de graduação. De todos estes, dois grupos constituíram equipes, que apresentaram seus planos de ações a desenvolver.
Segundo o regulamento do Projeto Rondon, as propostas protocoladas pela UNIPLAC serão analisadas em Brasília pela Coordenação Geral, juntamente com todas as demais apresentadas por outras universidades brasileiras. O resultado das instituições selecionadas será publicado pelo Ministério da Defesa no próximo dia 25 de abril