A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) abre a segunda turma do curso básico de esperanto. Uma língua de fácil aprendizagem, criada como língua franca internacional para toda população mundial. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril no setor de protocolo. Essa data também marca o inicio das atividades que acontecem aos sábados à tarde.
O professor Edvaldo da Silva explica que o esperanto foi inventado para facilitar a comunicação entre os povos sem qualquer tendência cultural, religiosa ou política. Ele ainda diz que quem aprende o esperanto tem alguns privilégios como viajar pelo mundo todo conhecendo novas culturas, gratuitamente. “Os esperantistas recebem, apresentam a vida familiar e cotidiana do país de graça a outro esperantista, como aconteceu ao passado quando recebemos na Universidade um casal francês”, exemplifica destacando a importância do intercambio cultural.
O investimento no curso, que tem 25 horas, é de R$ 30. Esse valor, recebido como inscrição, será revertido em doações de livros à Biblioteca da Uniplac. “Em Lages, são encontradas poucas obras em esperanto. Queremos facilitar o ensino e divulgar o idioma, por isso vamos utilizar esse dinheiro para compra de livros”, revela o professor que atua voluntariamente.
Mais informações sobre a cultura esperantista em Lages podem ser encontradas na internet pelo endereço www.esperanto-uniplac.blogspot.com