Presidente do Conselho da Fundação UNIPLAC acompanhou o repasse da Bolsa Artigo 170 em Joaçaba
Na quarta-feira, dia 02, no auditório jurídico da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba, aconteceu o repasse da primeira parcela de recursos do programa de Bolsa de Estudos e Pesquisa aos acadêmicos matriculados nas instituições de educação superior que atuam em Santa Catarina e que participaram do Edital 029/SED/2011.
A presidente da Conselho de Administração da Fundação UNIPLAC, Luci Ramos esteve presente, acompanhando o ato assinado pelo governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
Os recursos para as bolsas de estudo e de pesquisa dos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual e do Fundo de Desenvolvimento Social somam R$ 88 milhões e serão repassados em oito parcelas. O governador salientou que todos devem ter a oportunidade de frequentar uma faculdade, pois o estudo traz um caminho de oportunidades, sendo a ponte para o desenvolvimento. “A formação universitária possibilita que as pessoas adquiram conhecimentos científicos, processando democraticamente seus aprendizados, valores e a cultura da sociedade. O Governo do Estado apoia ações para que todos tenham acesso ao conhecimento e para que as universidades sejam fortalecidas”, afirma Colombo.
Os programas de bolsa de estudo da Educação Superior são destinados aos acadêmicos economicamente carentes que estejam cursando graduação, com benefício variando de 25% a 100% do valor da mensalidade do seu curso. Já o Fundo Social é por meio da aquisição de vagas remanescentes nos cursos de graduação, no qual o Estado investe 30% do valor do curso e a instituição assume os 70% restantes dos valores, sendo que para o acadêmico a bolsa é integral até a conclusão do seu curso.
Serão beneficiados cerca de 20 mil alunos em todo o Estado.
Com inserções de parte do texto de Elisabety Borghelotti - SECOM - Secretaria de Estado da Educação