Educadores do campo participam de formação continuada na Uniplac

O projeto Educação do Campo – Novas práticas, resultado da atuação do Centro Vianei de Educação Popular, reuniu nesta terça-feira (23) cerca de 130 educadores dos municípios de Bom jardim da Serra, Lages, Otacílio Costa, Palmeira, São Joaquim e São José do Cerrito para mais uma etapa da formação continuada. Construção do campo e sustentabilidade no campo foram os temas discutidos com a intervenção dos professores Geraldo Locks e Zilma Peixer. O objetivo geral do projeto, que conta com o apoio da Universidade do Planalto Catarinense (Unipalc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), é garantir o acesso dos povos do campo a uma educação básica de qualidade. Isso se dará, segundo os coordenadores, através de um programa de formação continuada de gestores e educadores do campo, no território da Serra Catarinense. De acordo com a mestranda em Educação, Elusa Camargo, é desse grupo de pessoas que surgem algumas pesquisas, principalmente no curso de Mestrado em Educação. “O perfil sobre as políticas e práticas de educação no campo surgirá a partir de estudos sobre esses atores, suas culturas e territorialidade. Daí a importância desse envolvimento.”, destaca. O ciclo de palestras com debates comunitários acontece uma vez em cada município integrante desse projeto que foi aprovado no Edital de Seleção Pública da Petrobrás, em 2008.