No sábado, dia 27, o setor de Pós-graduação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu os alunos inscritos nos 17 cursos de especialização. O interventor, Walter Manfroi foi quem ministrou a aula inaugural, que teve início às 8h30min, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas. Segundo o interventor, a qualificação progressiva é o fator de maior importância a partir dos cursos hora inaugurados, principalmente num momento em que a região volta a apresentar crescimento econômico e a Universidade está conseguindo retomar a sua estruturação, tornando-se uma forte alavanca para o progresso regional.
Já para o reitor Gilberto Borges de Sá a região carece de titulações, visando especificamente a especialização. As pessoas precisam disso para poderem progredir em suas carreiras; e o mercado que se abre, também procura saber se a região oferece instrumentos para a qualificação através de suas instituições de ensino. “A Uniplac está fazendo a sua parte”, ressalta.
Quanto aos cursos
A gestora da pós-gradução, professora Mirian Kuhnen, destaca que cada curso oferecido tem um coordenador com funções próprias. Além disso, no final de cada disciplina o aluno avalia o trabalho do professor através de instrumentos oferecidos pelo setor de Avaliação Institucional. “Queremos garantir aos nossos alunos qualidade no corpo docente e em nossos cursos”.
Sobre a forma de avaliação na conclusão do curso, a professora lembra que todos os novos cursos seguem a resolução 107 do Conselho Estadual de Educação, que determina a obrigatoriedade de trabalhos de conclusão, ou seja, as monografias.
A pós-graduação conta com uma secretaria de apoio onde é feito todo trabalho burocrático, como matrículas, arquivos de documentos e relatórios dos cursos para certificação. A equipe de profissionais deste setor atende o público nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), durante a semana, a aos sábados pela manhã e à tarde.