Ex-professor da UNIPLAC relata como a experiência na UNIPLAC tem o ajudado em trabalho internacional
Eduardo Bittencourt, graduado e mestre em Engenharia Florestal, atuou durante três anos na UNIPLAC como professor do Curso de Engenharia Industrial Madeireira e coordenador do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, quando em 2008 foi aceito na Universidade do Norte da Columbia Britânica, no Canadá, para fazer seu doutorado.
Atualmente residindo em Quebec (Canadá), Eduardo trabalha como diretor de um centro de pesquisas florestais na cidade de Gaspe (província do Quebec), o Consorcio Florestal Gaspésie-Les-Îles, que tem por missão promover a aquisição e a transferência de conhecimentos sobre as florestas da região de Gaspésie e das Ilhas da Madalena.
O Engenheiro garante que sua boa atuação lá tem estrita ligação com a experiência adquirida na UNIPLAC. “Sei que consegui esse trabalho graças ao caminho acadêmico que segui e a experiência de trabalho que tive na Uniplac”, ele afirma, dizendo ainda que o trabalho realizado no Canadá é muito interessante e cheio de desafios. “Os maiores desafios são trabalhar em uma outra língua (nesse caso o francês), em uma outra cultura e em outra realidade florestal. Mas ao mesmo tempo é muito recompensador”.
Em fase de adaptação à nova função, de diretor no Instituto, e finalizando a tese de doutorado após cinco anos de trabalho no exterior, Eduardo se diz satisfeito e com muita vontade e energia para progredir junto com sua equipe no Instituto no Canadá e ressalta também seu intuito em manter o elo com a Universidade, seja através de futuros intercâmbios com acadêmicos, ou de outra forma, que possa trazer o conhecimento que está adquirindo para os bancos da UNIPLAC.