Projeto de extensão UNIPLAC: inaugurada hoje Sala de Aula no Presídio Regional de Lages

No início da manhã de hoje, dia 24 de agosto, foi inaugurada a sala de aula do Projeto “UNIPLAC Construindo Cidadania” no Presídio Regional de Lages I, com a presença de diversas autoridades e os representantes das instituições parceiras do Projeto: UNIPLAC, Secretaria de Educação do Município de Lages e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Com duas turmas iniciais matriculadas, cada uma com 20 alunos, as aulas iniciarão na próxima semana, com 15 horas semanais de lições de alfabetização, realizadas pela professora da Secretaria de Educação, Profa. Edugene Werlich, além de atividades como oficinas e orientação, realizadas pelos grupos de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Direito da UNIPLAC. Para o corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dr. Alexandre Karawasa Takaschima, esta ação conjunta visa à humanização do sistema prisional e, principalmente, a (res) socialização dos detentos e parabenizou os professores da Universidade do Planalto Catarinense pela iniciativa do projeto. “O projeto mostra que é possível fazer a diferença no sistema prisional e é um exemplo da nossa responsabilidade, de todos nós, com este sistema e o cumprimento da legislação também através da criação de condições de cidadania e educação aos detentos”, comentou o Dr. Alexandre referindo-se à cobrança por parte dos órgãos de justiça para que os detentos hajam dentro lei e que suas prerrogativas sejam cumpridas e esclarecendo que o projeto vem auxiliar para que isto seja praticado efetivamente. A Sra. Teresinha Aparecida, reclusa há dois anos no presídio, e já matriculada, fala da satisfação em poder estudar: “Isto vai ajudar e me dar forças para minha mudança. Não sei nem assinar meu nome, mas quando sair daqui, a mais ou menos um ano, estarei melhor, trilhando o caminho do bem e com estudo” ela afirma. Já o agente prisional, egresso do curso de direto da UNIPLAC, Gilberto Macedo Laurentino comenta da esperança em ver as pessoas que estão no presídio melhorarem, “um trabalho destes faz a gente sonhar com a recuperação do ser humano”. O “UNIPLAC Construindo Cidadania” destaca o papel educativo e social da UNIPLAC na busca pela cidadania e está em funcionamento desde 2011, como projeto permanente de extensão da Universidade, envolvendo os professores e acadêmicos bolsistas dos cursos participantes.