Topografia e geologia conhecidas na prática

A quinta-feira, 1 de abril, foi dia de atividades na Chácara Canhada Grande, estrada geral da localidade de Coxilha Rica. Os dezoito alunos da quinta fase do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), acompanhados pelos professores das receptivas disciplinas, Jair Rech e Roger Roberto Ramos, transformaram em prática os ensinamentos de sala de aula. Numa área de aproximadamente 25 hectares, eles percorreram cerca de 5 quilômetros analisando e identificando os tipos de solo. A explicação do professor naquele local fez com que o entendimento sobre a formação dos solos e a erosão hídrica, por exemplo, fosse mais aprofundado. “Na aula prática o aproveitamento é bem maior”, relatam os alunos. Na disciplina de topografia, os alunos já haviam feito um trabalho no pátio da Universidade para saber as coordenadas reais de uma pequena área com pontos visíveis. Agora, em um espaço maior, o de 25 hectares, a precisão das medições foi estabelecida por meio da estação total com auxílio do Sistema de Posicionamento Global, conhecido popularmente por GPS, que inclui um conjunto de satélites.