Professor do Mestrado em Ambiente e Saúde da UNIPLAC desenvolve pesquisa para o desenvolvimento de vacina
O Prof. Dr. Ricardo E. Mendes, integrante do Mestrado em Ambiente e Saúde da UNIPLAC, teve seu projeto de pesquisa aprovado pela FAPESC no edital universal de 2012, o qual será desenvolvido nos próximos dois anos.
O projeto intitulado “Avaliação da proteção conferida pelo antígeno recombinante de cadeia leve reguladora de miosina frente a Fasciolose em camundongos” será coordenado pelo Prof. Ricardo e irá testar a eficácia de uma vacina desenvolvida pelo pesquisador em uma Universidade na cidade de Varsóvia, Polônia, nos anos de 2009 e 2010.
Fazem parte do projeto pesquisadores da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade da Fronteira Sul), UNIBAVE (Centro Universitário Catarinense), assim como de centros de pesquisa na Espanha (Universidad de Córdoba), Polônia (Witold Stefanski Institute of Parasitology) e nos Estados Unidos da América (Texas A&M University).
A Fasciolose é uma enfermidade parasitária que afeta o fígado de ruminantes e do homem, e é tratada com antiparasitários. Entretanto, o professor comenta que há vários anos resistência aos tratamentos vem ocorrendo: “Esse é um dos principais motivos para o desenvolvimento de uma vacina, assim como a ausência de resíduos químicos nos produtos de origem animal, quando utilizado o controle por vacinas. Espera-se que o antígeno desenvolvido por métodos de clonagem, atue da mesma forma que o fármaco mais efetivo utilizado no controle da doença.” Com a obtenção de resultados positivos em animais de laboratório, a vacina futuramente será testada em animais domésticos e possivelmente no homem.
Informações: Ricardo E. Mendes | ricardo.mendes@gmx.us