O estágio curricular não obrigatório objetiva viabilizar e intermediar a aproximação com as situações reais do mundo profissional, buscando oportunidades para que os estudantes das diversas áreas do conhecimento possam vivenciar experiências, práticas sociais, contribuindo na sua formação, aprofundamento de conhecimentos e no preparo do exercício da cidadania.
Na UNIPLAC há cerca de 400 alunos em estágio não obrigatório, número que varia conforme a procura dos estudantes e a disponibilização de vagas pelas Unidades Concedentes, que são empresas e instituições que se conveniam à Fundação UNIPLAC para receber os estagiários.
Os estágios poder ser realizados por acadêmicos matriculados geralmente a partir do 5º semestre dos cursos de graduação, conforme o plano pedagógico de cada curso.
Um exemplo de acadêmicos beneficiados com a atuação no estágio não obrigatório, é dos alunos do Curso de Engenharia Civil, Homero Ramos Duarte Bruno Rafael Pires, Marcos Vinicius Deola e Tarcisio Barbosa de Souza, que realizam seus estágios na AMURES.
Os acadêmicos relatam a importância do trabalho que eles realizam sob a supervisão do Engenheiro Asdrubal Guedes Filho. “Nós atuamos diretamente no projeto de implantação do programa nacional de acessibilidade às pessoas com restrição de mobilidade e deficiência em todas as cidades da AMURES”, relata o estagiário Homero. “Estamos finalizando a primeira parte que era o levantamento de campo da real situação da acessibilidade nos passeios públicos e agora partiremos para a segunda parte que é a criação da proposta para conseguir financiamento para implantação efetiva do programa”, ele completa.
O que mais agrega experiência segundo os acadêmicos é a parte de elaboração de projetos, o trato com pessoas e a atuação em vistorias e elaboração de laudos. “Criamos muitos contatos que serão importantes em nossa profissão e também atuamos numa questão importante da sociedade que é assegurar o direito de ir e vir à todas as pessoas, não só cadeirantes, mas também aos obesos, idosos, entre outros”, afirma o estagiário Marcos Vinicius.
O estágio curricular não obrigatório é acompanhado pela coordenação do curso a que se refere e também pelo Serviço de Atendimento ao Estudante – SAE UNIPLAC que realiza visitas periódicas às Unidades Concedentes de Estágio
Mais informações: (49) 3251.1082