Destinação de Resíduos: embalagens de salgadinhos terão destino especial

Caixas de coleta estão sendo espalhadas pelo Campus da UNIPLAC Até esta semana as embalagens de salgadinhos eram separadas e entregues à cooperativa de coleta juntamente com os demais resíduos, mas acabava, em seu processo final, indo parar em aterros sanitários. A partir de hoje, estão sendo espalhadas pelo campus da UNIPLAC caixinhas personalizadas, onde este tipo de embalagem pode ser descartado. As caixas estão nos pontos de maior circulação prontas para receber o material que será coletado e encaminhado à Terracycle, empresa eco-capitalista que trabalha com a criação de produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de difícil reciclabilidade que não possuem destinação adequada. A partir de um processo inovador, estas embalagens são transformadas em materiais que podem ser novamente utilizados pela indústria, reduzindo a quantidade de resíduos e colaborando para a preservação do planeta. A empresa arrecada R$ 0,02 por embalagem, valor que é repassado a entidades sem fins lucrativos, que no caso da UNIPLAC, será repassado para Associação Lageana de Assistência ao menor – ALAM. A ação, conduzida na Universidade pelo Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos, visa o destino correto dos materiais que não são recicláveis, assim como a divulgação da existência de programas como estes da Terracycle, para que outras instituições também tomem iniciativa e, principalmente, a conscientização ambiental de toda a comunidade acadêmica. É possível conhecer mais sobre as brigadas e programas de coleta da Terracycle acessando: http://www.terracycle.com.br.