As expressões de surpresa ao estar pela primeira vez em uma biblioteca foram tão interessantes quanto as manifestações de bom comportamento dos vinte alunos da educação infantil do Sesi ao visitar a Universidade do Planalto Catarinense. A manhã desta sexta-feira (16) foi especial para os pequenos, que têm entre três e quatro anos e que participam neste semestre do projeto “O mundo mágico do Sítio do Picapau Amarelo”, desenvolvido pela escola.
De acordo com a professora Isabel Ceron, como a escola não possui uma biblioteca, a maioria dos alunos nunca havia estado em um espaço com tantas e estantes e coleções de livros. Por ser acadêmica da Universidade e conhecer as qualidades e diversidade do acervo infantil da Biblioteca do Escolê é que a Uniplac foi escolhida para a visita.
A educadora destaca a importância desse contato com os livros desde a infância, momento onde as crianças dão os primeiros passos na alfabetização. “Temos que inserir os livros em suas vidas desde cedo, só assim elas terão o gosto pela leitura quando adultos”, reforça.
Além dessa atividade, a escola já criou, temporariamente, uma biblioteca infantil, a sala de aula foi decorada com desenhos feitos pelos alunos abordando a temática do projeto e durante o período em que ficam na escola, eles se divertem com as ‘contações’ de histórias e as brincadeiras com jogos confeccionados por eles mesmos.