Incentivo à leitura inicia na Biblioteca do Escolê

As expressões de surpresa ao estar pela primeira vez em uma biblioteca foram tão interessantes quanto as manifestações de bom comportamento dos vinte alunos da educação infantil do Sesi ao visitar a Universidade do Planalto Catarinense. A manhã desta sexta-feira (16) foi especial para os pequenos, que têm entre três e quatro anos e que participam neste semestre do projeto “O mundo mágico do Sítio do Picapau Amarelo”, desenvolvido pela escola. De acordo com a professora Isabel Ceron, como a escola não possui uma biblioteca, a maioria dos alunos nunca havia estado em um espaço com tantas e estantes e coleções de livros. Por ser acadêmica da Universidade e conhecer as qualidades e diversidade do acervo infantil da Biblioteca do Escolê é que a Uniplac foi escolhida para a visita. A educadora destaca a importância desse contato com os livros desde a infância, momento onde as crianças dão os primeiros passos na alfabetização. “Temos que inserir os livros em suas vidas desde cedo, só assim elas terão o gosto pela leitura quando adultos”, reforça. Além dessa atividade, a escola já criou, temporariamente, uma biblioteca infantil, a sala de aula foi decorada com desenhos feitos pelos alunos abordando a temática do projeto e durante o período em que ficam na escola, eles se divertem com as ‘contações’ de histórias e as brincadeiras com jogos confeccionados por eles mesmos.