Mestrado faz encerramento da 1ª etapa das atividades - Projeto Incentivo à criação de centros de memória
O dia 17 de dezembro marcou o encerramento da primeira etapa das atividades de incentivo à criação de centros de memória e ao início da reconstrução das histórias de escolas básicas estaduais de Lages e de Curitibanos, desenvolvidas durante todo o ano de 2012, com incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).
Com esta iniciativa, cada estabelecimento de ensino teve condições de começar a reestruturar e reorganizar seu arquivo interno para constituir um centro de memória e viabilizar o banco de dados destinado à construção da sua história. Muitos documentos e fotografias foram arrecadados e recuperados, identificados e digitalizados para preservação, com cópias depositadas na UNIPLAC. Os originais tem sido devolvidos às escolas, e as reproduções, depois de arquivadas e catalogadas, serão disponibilizadas para acesso público.
No Programa BICjr, a FAPESC destinou uma bolsa de iniciação científica júnior no valor de R$ 100,00 mensais a cada aluno carente envolvido, e mais R$ 1.000,00 por escola, valor este que está sendo aplicado na confecção de agendas escolares. As agendas personalizadas foram elaboradas por dois diretores de escolas, a profa. Márcia Costa, do CEDUP, e o prof. Giovane Manete, da EEB Visconde. Os projetos contaram também com apoio das Gerências Regionais de Educação (GEREDs) de Lages e de Curitibanos, e com a pronta colaboração dos diretores escolares.
Nesta primeira fase, o projeto envolveu as escolas de educação básica Maria Quitéria , Vidal Ramos, Aristiliano Ramos, Cora batalha da Silveira, Visconde de Cairú, e o Centro de Educação Profissional Renato Ramos (de Lages) e as EEBs Santa Teresinha e Prof. Antonio Francisco de Campos (de Curitibanos).
Sob orientação voluntária de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, as seis escolas de Lages foram atendidas pelos professores doutores Maria de Lurdes Pinto de Almeida, Carmem Lúcia Fornari Diez e Geraldo Rosa. As duas escolas de Curitibanos tiveram os trabalhos orientados pelo prof. dr. Nilson Thomé.
Em seguida ao ato de encerramento, no CCJ da UNIPLAC, na tarde de segunda-feira, foi realizada uma visita ao Centro de Memória em organização no CEDUP Renato Ramos.
Após a avaliação das atividades deste ano, as partes conveniadas – GEREDs, FAPESC e PPGE da UNIPLAC – decidirão pela continuidade dos trabalhos nas mesmas escolas e pela possibilidade de extensão do programa a outras escolas em 2013.
--
Prof. Dr. Nilson Thomé
Pesquisador - Acesse: http://nilsonthome.jor.br Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - PPGE Mestrado Acadêmico em Educação Lages - Santa Catarina