O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Ambiente e Saúde (PPGAS) da UNIPLAC esteve nestas últimas semanas sob a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, sendo aprovado na última reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior, realizada no período de 10 a 14 de dezembro de 2012.
O PPGAS tem definida uma única área de concentração: Ambiente e Saúde. Por meio desta, pretende abarcar conhecimentos interdisciplinares de modo a contemplar a complexidade das questões que engendram as relações entre ambiente e saúde e impactam diretamente as condições de vida. As atividades acadêmicas consideram o desenvolvimento da capacidade de compreender, interpretar e buscar soluções inovadoras e responsivas para os problemas suscitados nas linhas de pesquisa do programa – LP 1: Ambiente, Sociedade e Saúde e LP 2: Condições da Vida e Manejo Ambiental - por intermédio de proposições teóricas e metodológicas, conforme as demandas contemporâneas.
O corpo docente do quadro permanente do PPG Stricto sensu Ambiente e Saúde é constituído por 12 professores doutores com diferentes áreas de formação: Ana Emília Siegloch, Bióloga, Doutora em Ciências - Entomologia e Pós Doutora em Ecologia; Anelise Viapiana Masiero Odontóloga, Doutora em Odontologia; Bruna Fernanda da Silva, Bióloga, Doutora em Biologia Geral e Aplicada, Biologia de Parasitas e Microorganismos; Everley Rosane Goetz, Psicóloga, Doutorado em Psicologia; Lilia Aparecida Kanan, Psicóloga, Doutorado em Psicologia; Marcelo Mazzolli; Biólogo, Doutor em Ecologia; Maria Conceição de Oliveira, Médica, Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas; Marina Patrício de Arruda, Socióloga, Doutora em Serviço Social; Mauro Grün, Filósofo, Doutor em Filosofia; Pedro Boff Agrônomo, Doutor em Ecologia da Produção e Conservação de Recursos Naturais; Ricardo Evandro Mendes, Veterinário, Doutor em Sanidade Animal; e, Tássio Dresch Rech, Agrônomo, Doutor em Produção Vegetal. Dos docentes permanentes, 83% têm contrato em tempo integral (40 horas) com a IES, com a seguinte distribuição de carga horária: 20 horas dedicadas à pesquisa e extensão e 20 horas de ensino e orientação. Os professores Guillermo Foladori, Antropólogo, Doutor e Pós Doutor em Economia e Mari Lúcia Campos, Agrônoma, Doutora em Ciências do Solo, integram o quadro docente na condição de colaboradores.
O próximo passo, após seguidas as instruções da CAPES para o processo inicial de formalização do curso, é o lançamento do processo seletivo para alunos do Mestrado em Ambiente e Saúde, que será divulgado nos próximos dias no site da Uniplac - www.uniplac.net/sge