Liga Acadêmica de Cardiologia dedica orientações às mulheres

A Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular – LACARDIO é uma entidade estudantil, criada por um grupo de estudantes de medicina dedicados a aprofundar conhecimentos em cardiologia. A LACARDIO tem por objetivo contribuir na formação profissional dos acadêmicos durante o curso de graduação de Medicina, para o aperfeiçoamento de suas habilidades e suas atitudes que lhes garantem uma formação científica, humanística e ética. Visando cumprir com seus objetivos, a LACARDIO traz para divulgação o texto informativo a seguir, com orientações para as mulheres quanto às doenças cardíacas, nesta semana especialmente dedicada a elas. CORAÇÃO DE MULHER No dia 08 de março comemora-se o dia internacional da mulher, esta que nas últimas décadas divide-se entre a carreira profissional e o esposo, filhos, cuidados com a beleza. Esse novo estilo de vida trouxe muitas conquistas, mas também alguns ônus. Dentre eles estão as doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte entre as mulheres independente de raça ou etnia, sendo responsáveis por 8,5 milhões de óbitos por ano segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Entre as brasileiras são mais de 40 mil mortes ao ano, representando 40% das causas de morte. Infelizmente, os enfoques quando se fala em saúde da mulher são a prevenção para os cânceres de colo de útero e mama, sendo que as enfermidades do coração são seis vezes mais frequentes que o câncer na mulher. O infarto é o principal problema cardíaco que acomete a mulher, que devido à falta de sintomas típicos no organismo feminino pode causar até o dobro de mortes em comparação aos homens. Os primeiros sintomas da doença cardíaca coronariana ocorrem cerca de 10 anos mais tarde entre as mulheres do que entre os homens, mais comumente após a menopausa. Dentre os fatores de risco estão hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, estilo de vida estressante, sedentarismo. Para que um coração feminino continue saudável é necessário praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, manter o peso adequado, controlar os níveis de colesterol, triglicerídeos e de pressão arterial. Com informações da LACARDIO.