Sistemas de Informação: mulheres se destacam na área de tecnologia

A figura e a atuação da mulher na área de tecnologia parece ser coisa de atualidade, do nosso século. Mas, a filha de Lord Byron, aquele mesmo da poesia, foi uma das primeiras mulheres programadoras no século XIX. Ada Lovelace, ou melhor, Ada Augusta Byron King (1815-1852), Condessa de Lovelace, foi a primeira mulher a criar algoritmos para que uma máquina computasse os valores matemáticos ao participar do projeto com a máquina analítica de Charles Babbage. Em homenagem a ela, em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos deu no nome de Ada a uma linguagem de programação. No Curso de Sistemas de Informação da UNIPLAC não é diferente, mesmo sendo poucas as mulheres que buscam atuar na área, as que aceitam o desafio se destacam. Muitas já terminaram o curso como destaque da turma. É o caso da aluna Anna Laura Lorenzi Carvalho, que desde o 2º semestre já atua como programadora na empresa Lagena NDDigital. Ela conta da dificuldade inicial, por começar a atuar logo no início do curso. “No começo foi difícil, mas agora já não me imagino fazendo outra coisa”, afirma. A acadêmica conta ainda que optou pela área de tecnologia e especificamente por Sistemas de Informação por influência familiar, já que uma tia muito próxima trabalha como programadora de uma grande estatal nacional e, principalmente, porque considerou um desafio investir na profissão. “É uma área que em dificilmente atuam mulheres? Pois bem, é bem nessa que eu vou”, conta ela sobre o momento da opção dizendo ser movida por desafios, e que considera essa como uma boa característica para quem deseja atuar na área, já que Sistemas e as linguagens de programação propõem desafios ao profissional o tempo todo. Anna Laura cursa hoje o 3º semestre de Sistemas de Informação na UNIPLAC. Este relato destaca a atuação e importância da mulher e a parabeniza pela data dedicada em sua homenagem, o Dia Internacional da Mulher.