Resultados preliminares foram divulgados e a Universidade recebe os recursos até segunda-feira dia 01 de abril
A Uniplac oferta semestralmente a Bolsa de Estudos do Artigo 170, convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina. Os resultados preliminares foram divulgados no inicio do dia de ontem (26) e os pedidos indeferidos teriam dois dias úteis, 27 e 28 de março, como prazo para recursos de revisão e entrega de documentos faltantes. Este prazo foi prorrogado para segunda-feira, dia 01 de abril, devido ao fechamento dos cartórios nesta quinta-feira (28) véspera de feriado.
No resultado preliminar deste processo apenas 6% do total de 1225 pedidos de bolsas foram deferidos, ou seja, cumpriram o critério da apresentação de documentação completa relacionada em edital. Dos demais alguns pedidos foram reprovados pela Assistência Social da Universidade, outros pela equipe técnica, outros ainda passaram a utilizar de outros benefícios como Fies e demais processos de bolsas, assim como alguns apresentaram documentos foram do prazo agendado. Mas, a grade maioria dos pedidos não apresentou toda a documentação.
Um problema recorrente nos processos de bolsa, segundo a responsável pelo setor de Apoio Comunitário/SAE na Universidade, é a falta de documentação apresentada pelos acadêmicos. “Como é uma exigência do edital, é obrigação do acadêmico a apresentação desta documentação”, afirma Danielle Pereira. A Gestora do SAE frisa ainda que não há por parte da Universidade, interesse algum em dificultar o acesso às bolsas aos acadêmicos, “No ano de 2012, por exemplo, mantivemos 51% dos acadêmicos beneficiados com alguma modalidade de bolsas de estudo”, ela ressalta, lembrando que o edital de inscrições para a bolsa deste semestre foi aberto em 19 de dezembro de 2012.
Caso não houvesse o período de recursos para revisão, além da reavaliação que será realizada pela equipe técnica dos cerca de 700 processos indeferidos, e considerando que apenas 78 acadêmicos estariam aptos a receberem a bolsa, os recursos destinados teriam que ser devolvidos ao Governo do Estado. Cabe ressaltar então, a importância de que os acadêmicos façam a sua parte, apresentando a documentação completa conforme os editais de bolsas.