Mestrado em Educação protocolou informações do Relatório da Coleta de Dados da CAPES
Procedimento garante o reconhecimento nacional dos diplomas do Programa de Mestrado
Dia 12 de abril, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e o Prof. Dr. Geraldo Antonio da Rosa) remeteram para a Fundação CAPES, em Brasília, o Relatório da Coleta de Dados do ano base 2012, mais conhecido como Coleta Capes, referente a avaliação da produção do Mestrado Acadêmico em Educação, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC.
O documento, que seguiu as instruções regulamentares, contempla as informações oficiais sobre o ano de 2012, fechando o triênio de avaliação (2010-2011-2012). O prazo para protocolo é 25 de abril (Portaria n. 10/2013), porém o grupo de trabalho do PPGE (colegiado) conseguiu concluir o relatório com boa antecedência.
O Aplicativo “Coleta de Dados CAPES” é um sistema informatizado desenvolvido com o objetivo de coletar informações dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Todo e qualquer curso de pós-graduação stricto sensu só tem diplomas reconhecidos a nível nacional se o respectivo programa for avaliado pela CAPES, que é muito rigorosa nisso.
O grupo de professores doutores que atua no PPGE da UNIPLAC, além da elaboração do Coleta 2012, e além das atividades com as turmas 2011, 2012 e 2013 (70 mestrandos), mais com aulas na graduação e desenvolvimento de pesquisas e orientações, também está empenhado neste momento na elaboração do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos - APCN para enviar dentro do prazo à CAPES, objetivando implementar o Curso de Doutorado em Educação na UNIPLAC em 2014, uma das exigências obrigatórias para que a Instituição mantenha o status de Universidade.