Laboratório de Design está em implantação na UNIPLAC

Prototipagem de Novas tecnologias orientadas ao 3D é o objetivo do projeto O Laboratório Pronto 3D de Prototipagem de novas tecnologias orientadas ao 3D, está sendo criado através de uma parceira com a UFSC e o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC. Além da mesorregião de Lages, no qual o laboratório ficará instalado na UNIPLAC, outras mesorregiões também estarão recebendo estes laboratórios, instalados na UNOCHAPECÒ (Chapecó), na SATC (Criciúma) e na UFSC (Florianópolis), constituindo uma rede em todo o Estado de Santa Catarina. O projeto é executado sob a coordenação do Professor Luiz Salomão Ribas Gomez (UFSC), com o objetivo de desenvolver o ensino, a pesquisa e extensão, além de prestar serviços para todo o Estado. Em Lages os equipamentos já estão chegando e sendo instalados no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIPLAC. O primeiro equipamento que a UNIPLAC recebeu foi o CNC Router, uma máquina que pode cortar, gravar, furar, rebaixar e até esculpir em vários tipos de materiais, com alta precisão. Em seguida chegaram também, uma impressora 3D e uma máquina de corte a laser para compor o Laboratório, que tem previsão de início de atividades para o segundo semestre de 2013. Este laboratório irá atender as demandas dos cursos de Design de Interiores e de Engenharias, mas poderá auxiliar em diversos cursos da UNIPLAC, além de gerar a possibilidade de convênios para prestação de serviços para empresas e indústrias da região, com vistas à extensão da produção do conhecimento tecnológico e o desenvolvimento regional.