Projeto Óleo é implantado no CEIM UNIPLAC

Projeto é parte das ações do Grupo Garis que conta com o apoio e a participação da UNIPLAC O Projeto Óleo visa informar e conscientizar a população sobre a correta destinação do óleo de cozinha usado. Em um formato diferente de atuação o Grupo Garis levou a ação para a prática, disponibilizando nas escolas parceiras, participantes do projeto, os Pontos de Coleta Voluntária – PEV, totalizando atualmente 14 PEVs em Lages. O trabalho agora é de divulgação dos PEVs. Na UNIPLAC foram desenvolvidas pelas madrinhas representantes do IABio e da UNIPLAC no Grupo Garis, Juliana Amarante e Juliana Oliveira, um material informativo e didático com informações sobre a correta destinação do óleo usado, do seu armazenamento e também sobre o projeto para distribuição aos alunos do Centro de Educação Infantil Suzete Soares Conceição Córdova (CEIM UNIPLAC). Na última semana o projeto foi apresentado também aos pais dos alunos, reforçando sua realização efetiva. Todas às quintas-feiras os alunos coletam o óleo em bombonas que foram disponibilizadas especialmente para este fim, no próprio CEIM. Depois o óleo coletado é recolhido pela empresa parceira Duramais, da cidade de Otacílio Costa. Por cada litro de óleo coletado o CEIM recebe R$0,20, valor que deverá ser revertido em materiais didáticos e esportivos. O Grupo Garis é um grupo formado por membros da sociedade civil e integrantes de diversos órgãos governamentais, não vinculado a qualquer instituição, com atuação independente e aberto ao ingresso de novos participantes, coordenado pelo Dr. Renne Cardoso Braga, Promotor de Justiça do Ministério Público. O grupo é uma união informal de diversos interessados que buscam conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focados no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos eficiente, através da realização efetiva de diversas ações. Além do Projeto Óleo, também está em funcionamento no CEIM UNIPLAC o Projeto de Mini compostagem ecológica, que visa a eliminação do lixo orgânico do CEIM para utilização em canteiros que produzirão hortaliças para consumo na alimentação das crianças da escola, também sob a coordenação do Grupo Garis.