CFM contesta "importação" de estrangeiros sem a devida revalidação dos diplomas
Neste sábado, dia 25 de maio acontece uma manifestação a favor do Programa REVALIDA e contra as políticas de interiorização da saúde, com o recrutamento de médicos estrangeiros, nos moldes apresentados pelo Governo Federal.
O centro Acadêmico de Medicina Cezare Sartori e o curso de Medicina da UNIPLAC apoiam o movimento nacional e convidam acadêmicos e funcionários da Universidade e também a comunidade para participar da ação. O protesto público será realizado em frente à Catedral da cidade de Lages, a partir das 09h30min do dia 25 de maio, acompanhando a data programada pelos líderes nacionais do movimento.
A mobilização é uma ação do Conselho Federal de Medicina (CFM) que também entrou nesta semana com representação da Procuradoria-Geral da República contra a medida, que segundo a instituição coloca a qualidade da assistência à população em situação de risco e não garante a ampliação definitiva de acesso à assistência nas áreas de difícil provimento, pois os médicos estrangeiros seriam recrutados e passariam a atuar sem os devidos critérios e, principalmente, sem a validação de diploma de formação em escolas do exterior. O Conselho alega ainda que os médicos brasileiros estão dispostos a participar da construção de propostas que assegurem a presença de profissionais em comunidades do interior, como a criação de uma carreira de Estado para o médico do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras medidas.
Serviço:
O que: Manifestação da Classe Médica em favor do Programa REVALIDA
Quando: 25 de maio, às 9h30min
Local: Em frente à Catedral da Cidade de Lages