Lages realizou nesta terça-feira (28) a Conferência Municipal de Educação, evento preparatório à conferência regional e estadual, que por sua vez será o ponto de partida para a Conferência Nacional (Conae) de 2014. Da etapa municipal, na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), participaram professores, pais e alunos, representantes de escolas das redes municipal e estadual, particulares e gestores educacionais. Estes representantes foram escolhidos no dia 24 de maio, durante uma parada geral das atividades escolares tratando do processo preparatório ao Conae.
Na parada preparatória haviam sido debatidos sete temas, denominados eixos, norteadores da Educação enquanto sistema socioeducativo. Temas esses apresentados durante a conferência por meio de colóquios (conversas) de 20 minutos para cada um deles. Isto se deu na parte da manhã, das 9h às 12h. Já à tarde, reunidos em grupos de trabalho e em salas individuais, os conferencistas partiram para o encaminhamento dos eixos, ou seja, a tomada de posição frente a cada um dos temas propostos. Assim, cada grupo teve 90 minutos para elaborar sua conclusão do assunto em foco.
Novamente reunidos em plenária, no Salão de Atos da Uniplac, cada grupo apresentou suas conclusões, as quais servirão de base do documento oficial da Conferência de Lages. Foram escolhidos os delegados para a Conferência Regional, a qual deverá ser sediada por Lages, São Joaquim ou Curitibanos, no mês de setembro.
Estiveram presentes à solenidade de abertura o vice-prefeito Toni Duarte; a secretária da Educação, Marimilia Costa Coelho; o reitor da Uniplac, Elson Bastos Pereira; a coordenadora do Fórum Estadual do Conae, Elza Moretto, e o conselheiro estadual de Educação, Gilberto Sá, entre outras lideranças educacionais.
Os sete eixos em discussão
1 – Plano Nacional e o Sistema de Educação: Organização e Regulação
2 – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos
3 – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente
4 – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem
5 – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social
6 – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho
7 – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social/ Prefeitura de Lages
Foto: Setor de Comunicação da UNIPLAC