Defensoria Pública do Estado inicia atendimentos em Lages

Estrutura de atendimento está localizada no bloco I da UNIPLAC A partir de hoje, dia 03 de junho de 2013 a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina inicia os atendimentos ao público de Lages, instalada na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, com atendimento em expediente externo das 8 às 12 horas e distribuição de senhas para atendimento das 8 às 9h30min. A Defensoria Pública está em implantação em todo o Estado, inicialmente com 60 defensores públicos distribuída nas cidades de Lages, Joinville, Chapecó, Criciúma, Blumenau, Florianópolis e Itajaí. Em Lages, durante a semana passada, a equipe composta por cinco defensores foi apresentada pelo defensor público-geral do Estado Ivan Ranzolin ao Poder Judiciário da Comarca, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Lages. Felipe Schmitz da Silva, Mônica Bernardi Rebelato, Tayana Cecília de Souza Pintarelli, Raquel Paioli, Caroline Köhler Teixeira, são os advogados, defensores públicos do Estado que atuam frente ao atendimento que contará ainda com a atuação conjunta dos estudantes do curso de Direito da UNIPLAC, que farão a triagem de casos e o acompanhamento conforme a necessidade pedagógica. A assistência jurídica gratuita é um serviço prestado dentro da Universidade no Escritório Modelo de Assistência Jurídica desde a década de 80, e segue os mesmos preceitos da Defensoria Pública, por isso atuará a partir de agora em parceria na prestação do serviço junto ao órgão estadual. O Coordenador do Núcleo da Defensoria em Lages, Felipe Schimitz da Silva ressalta a principal diferença entre o defensor público e o advogado que atuava na defensoria dativa. “O defensor público atua fortemente na busca de conciliação e também em causas coletivas, relacionadas à educação, habitação, saúde, entre muitas outras, já o advogado da defensoria dativa atendia a causas individuais”, ele afirma. Tem direito à Defensoria Pública a população com renda familiar até três salários mínimos, ou que comprove não ter condições de pagar um advogado. Somente na manhã de hoje, primeiro dia de atividades, a defensoria registrou dez atendimentos à população.