Gestantes têm atendimento diferenciado na Uniplac

O Kairo Kauan ainda vai levar um mês para vir ao mundo, mas a mamãe de primeira viagem, Débora Kunt, de 19 anos, já sabe muito bem como cuidar do seu filho, graças às orientações das acadêmicas da 5ª fase do curso de Enfermagem da Uniplac. Ela é uma das mulheres em período de gestação que já está freqüentando o Curso de Gestantes oferecido gratuitamente pela Instituição até o dia 10 de junho. Nos encontros dos grupos, formados por dez pessoas, são debatidos temas relevantes sobre aleitamento materno, cuidados com a mãe e o bebê, parto e esclarecimentos de outras dúvidas que possam existir. Tudo isso feito de maneira diferenciada com algumas dinâmicas. Além do curso, que acontece em três dias durante duas horas, Débora, e as outras mães, poderão ser atendidas nas consultas de pré-natal e ginecológica. Esses três cenários estão dentro da Universidade, no Centro de Ciências da Saúde. Neles, as estudantes desenvolvem atividades, acompanhadas pelas professoras supervisoras, que já foram estudadas em outros semestres, como exames físicos e a coleta de material, por exemplo. A aluna Anelise Hemkemeier diz que essa é a primeira vez que as consultas de enfermagem acontecem na própria Instituição. “Na maioria das vezes os alunos realizam seus estágios nas unidades de saúde. No nosso caso quisemos trazer a comunidade para a Universidade”. Os atendimentos são abertos a todas as mulheres, preferencialmente às moradoras de bairro onde não existe esse tipo de atendimento. De acordo com a professora Maiura Amaral, tanto os pais dos bebês quanto qualquer outro cuidador pode acompanhar a gestante nas atividades educativas. “Com alguém do lado a mãe ficará mais segura, além de o acompanhante absorver tudo o que ela aprende, garantido que o bebê seja ainda mais bem cuidado”. As pessoas interessadas em participar da Campanha Universitária de Saúde da Mulher podem agendar horário de atendimento junto à recepção do Centro de Ciências da Saúde ( CCS) da Universidade. Para mais informações foram colocados à disposição os telefones (49) 3251 1084 e 3251 1999.