Exposição "Percurso: natureza e artifício" de Vera Melim na Biblioteca da UNIPLAC
Exposição está na Biblioteca da UNIPLAC com horários de visitação das 8h às 22h, até dia 30 de junho.
“Essa vida é uma viagem
pena eu estar só de passagem”
Paulo Leminski)
O trabalho artístico de Vera Melim é precedido por uma experiência junto ao ambiente. Desde a cidade onde vive e trabalha, em Lages, Santa Catarina, surge um olhar atento e sutil da natureza contraposto, algumas vezes, com imagens da ação (nem sempre harmoniosa) do homem sobre ela.
É com esse toque crítico que surge a série “Para a Posteridade” onde as fotografias registram e compõem objetos residuais com a paisagem natural ou urbana.
De outra parte, “Plantadas pelo vento” é um cuidadoso olhar sobre pequenas flores que germinam em locais absolutamente inusitados.
Uma síntese desses dois trabalhos anteriores, “Pavê”, é uma pesquisa com pigmentos naturais, manipulados para criar imagens deliciosas (acompanhadas de receitas!).
“O presente do passado” revisita as casas onde morou na infância, contrapondo suas fotografias às imagens capturadas contemporaneamente, quando a cidade avançou sobre suas lembranças.
Há ainda “Não Cálice”, “Entorno” e, por fim, o vídeo “Intersonhos” (que bem poderia ser pensado como uma síntese de todo seu trabalho).
Essa exposição, de algum modo, é brisa e terra. Desejamos mostrar um pouco da trajetória dessa artista que há mais de duas décadas atua nas artes visuais em Santa Catarina (lembrando também que Vera Melim é professora universitária e tem formado uma geração de professores e artistas na região de Lages).
Optamos por exibir os trabalhos em malas. São dispositivos expográficos que podem ser abertos e fechados, levados para qualquer canto (como o vento, aliás). Nelas, encontram-se pequenas amostras do percurso de Vera Melim.
Texto de Fernando Boppré, Curador da Exposição