O professor está em foco durante o COI

Mais de 250 pessoas participaram da palestra de abertura do VII Congresso de Integração de Licenciaturas (COI) ontem (17) à noite na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento tem o objetivo integrar os cursos de licenciatura, as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, a rede particular de ensino, bem como refletir sobre a formação do professor da escola básica. Abordando a temática principal do congresso - Formação docente continuada: o professor em foco - os professores doutores Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Marina Patrício de Arruda e Geraldo Augusto Löcks levantaram algumas questões durante a mesa redonda que foi mediada pela Pró-Reitora de Ensino, professora Marilane Wolff Pain. O desafio de mediar emoções foi uma delas. De acordo com a professora Marina, existe uma provocação posta entre os professores onde ele precisa saber lidar com algumas situações fazendo com que haja o equilíbrio entre a razão e a emoção. O ser e estar professor foi outro assunto discutido. Para Maria de Lurdes, após a conclusão da licenciatura, o professor não pode vender a força produtiva por um salário, e sim ser apaixonado por aquilo que faz. Hoje, às 19 horas, iniciam as oficinas. São mais de dez temas envolvendo as diversas áreas como, por exemplo, problemas curiosos no ensino da Matemática, materiais musicais alternativos e o novo acordo ortográfico. Já no dia 21 acontecem as comunicações científicas, ou seja, as apresentações de trabalhos acadêmicos em andamento ou finalizados.