PIBID foi prorrogado até o final de 2013 e CAPES prevê novo edital para 2014

Encontro de coordenadores institucionais no mês de maio reforçou os objetivos do programa Recentemente, durante o mês de maio a professora Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da UNIPLAC e Coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), esteve em Brasília participando do III Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID. O evento foi promovido pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação (DEB), que integra a CAPES. O evento objetivou entre outras questões, a socialização do trabalho que vem sendo realizado pelas instituições de ensino públicas e comunitárias, no Brasil, entre a DEB e os representantes das IES e o debate em torno da Portaria que será publicada, regulamentando o PIBID. O encontro também reforçou a necessidade da articulação das Instituições de Educação Superior (IES) com os sistemas, para qualificação tanto da atividade pedagógica no âmbito da formação, quanto da atuação tendo em vista à interação direta dos estudantes dos cursos de licenciatura e os professores que atuam na Educação Básica. Isto vem sendo realizado com sucesso na UNIPLAC, a exemplo dos últimos eventos que envolveram as licenciaturas na Universidade – Congresso de Integração de Licenciaturas e o Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas - realizados no início de junho e que contaram com uma ótima participação dos atores em educação escolar de Lages e região. O PIBID insere os estudantes desde o início do curso na realidade escolar, permitindo que eles recebam bolsas de estudos para atuarem em escolas que fazem parte do programa. Os professores destas escolas que supervisionam os bolsistas e os coordenadores dos cursos de licenciaturas também são beneficiados por meio de bolsas. Em nível nacional, no ano de 2013, 55 mil bolsas foram concedidas pelo PIBID e para 2014 há a previsão de 100 mil bolsas. A Universidade do Planalto Catarinense teve Projeto aprovado de agosto de 2012 a julho de 2013 e, por decisão da CAPES, foi aprovado até dezembro de 2013, quando terá novo processo através de edital CAPES para 2014. Como instituição de Ensino Superior comprometida com a formação docente há 54 anos, a UNIPLAC vem desenvolvendo ações para cada vez mais qualificar a formação inicial continuada do professor, em consonância com as políticas educacionais e os programas de incentivo à formação docente.