Acadêmicos expõem e demonstram projetos na Mostra “Engenharias na Prática”

Acadêmicos dos cursos de Engenharia estão no estacionamento entre o Bloco II e o Centro de Convivências da UNIPLAC na 3ª Mostra “Engenharias na Prática”, que acontece durante todo o dia e também à noite de hoje (21), expondo seus projetos criados em disciplinas de seus respectivos cursos - Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica- desenvolvidos em disciplinas de Termodinâmica, Automação Industrial, Resistência de Materiais e Física. São projetos como o dos acadêmicos de Engenharia de Produção Toni, Rodrigo, Juliane e Patrícia, que simula um sistema de conversão térmica, que na prática serviria tanto para o aquecimento de água quanto para o aquecimento de ambientes. Com o uso de uma lareira, o aquecimento acontece movido a álcool e través do sistema de serpentina. Toni explica que o projeto é viável de ser realizado na prática principalmente em nossa região. “Como estamos numa região fria, um projeto assim possibilita o conforto de ter aquecimento, por meio da instalação deste sistema, em paredes ou pisos das residências”. Além deste, há diversos outros projetos sendo expostos como motores térmicos, sistemas de geração de energia eólica, sistemas movidos a ar comprimido, entre outros. O professor responsável pela disciplina de Termodinâmica, Valdeci José Costa diz que o objetivo principal da Mostra é a valorização do trabalho dos acadêmicos. “Há projetos bastante complexos, que exigiram muito esforço dos acadêmicos, além do conhecimento em processos, praticas e equipamentos utilizados”, ele relata, afirmando ainda, que a mostra tem gerado fatores muito positivos, na geração de experiência aos acadêmicos que chegam melhor preparados aos estágios e até aos empregos no mercado de trabalho.