O intercâmbio é parte do Programa Ciências sem Fronteiras
“No dia 20 de agosto já tenho que estar lá (Mississippi – EUA). Iniciarei com um curso de idioma e depois farei um ano de graduação”. Este é o relato da acadêmica Renata Lahis Cavalcante de Albuquerque e Silva, 25 anos, acadêmica do 4º ano do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense, que ficará um ano e meio nos Estados Unidos. Renata foi selecionada pelo edital dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, para o Programa Ciências sem Fronteiras.
A acadêmica terá todas as despesas custeadas pela Capes e mantêm uma boa expectativa quanto à sua estada fora do país: “A experiência de lidar com outra cultura, conhecer outro idioma, vivenciar outro método de ensino, tudo será válido”, Renata afirma, comentando ainda que espera agregar esta experiência em realizações futuras como um outro curso ou especialização.
O Prof. Juliano Leite, Pró Reitor da UNIPLAC e Coordenador Institucional do programa Ciências sem Fronteiras na Universidade, destaca a proximidade entre os países e o compartilhamento de novas técnicas propiciadas pelo intercâmbio. “São novos métodos aprendidos por nossos acadêmicos, em suas respectivas áreas e que podem ser utilizados e implantados em nosso país”.
Já há uma nova chamada de inscrições para intercâmbio do Programa, que se encerra no dia 08 de julho, a próxima segunda-feira para os países da Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido. Interessados devem buscar mais informações no site: www.cienciasemfronteiras.gov.br ou na PROPEPG UNIPLAC por meio do telefone (49) 3251.1009