Livros lançados através de convênio internacional firmado entre Universidades na UNIPLAC

Como encerramento das atividades do convênio a estrutura da Universidade foi apresentada ao pró-reitor Argentino Lançados na noite desta terça-feira, 06 de agosto, os livros bilíngues (em português e em espanhol), “Epistemologias de La Politica Educativa” e “Estudos Epistemológicos no Campo da Pesquisa em Política Educacional” são obras criadas através do convênio em regime de parceria de pesquisa entre a Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e a Universidade Nacional Tres de Febrero – UNTREF, de Buenos Aires, Argentina. Os livros foram escritos com a participação e co-organização da Professora Doutora Malu Almeida (UNIPLAC), juntamente com o Doutor e Pró-Reitor de Pesquisa Cesar Tello (UNTREF). O livro “Epistemologias de La Politica Educativa: Posicionamentos, perspectivas y enfoques”, coordenado e organizado por Cesar Tello traz, em cada capítulo, artigos de estudos de diversos profissionais da educação, enquanto o livro “Estudos Epistemológicos no Campo da Pesquisa em Política Educacional”, co-organizado por Cesar Tello e a Professora Malu Almeida, traz a consolidação do campo da investigação em política educacional, com uma análise para além da mercadorização do conhecimento. Além dos livros originados do Convênio, foram lançadas também as obras “Educar o educador: Reflexões sobre formação docente”, “Leituras sobre John Dewey e a educação” e “Leituras sobre Hannah Arendt: Educação, filosofia e política”, de autoria e organização do Doutor Altair Alberto Fávero; “O popular e a educação” de Telmo Marcon; e os dois volumes da revista Espaço Pedagógico, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. No ato de lançamento, foi destacada a importância do convênio entre as Universidades para os acadêmicos, que inclui a troca de informações e publicações, inclusive entre as bibliotecas de ambas as instituições, assim como o intercâmbio entre pesquisadores e docentes para completar cursos oferecidos nas respectivas instituições e ainda no desenvolvimento de eventos como seminários, colóquios, simpósios, programas de estudos, visitas, dentre outros. A análise final feita pelo Pró-reitor visitante, Dr. Cesar Tello foi de granti da projeção de um trabalho efetivo entre as universidades. “Estamos além da intencionalidade de um trabalho conjunto, estamos trabalhando e temos a mesma sintonia, a mesma frequência de trabalho”, ele afirmou durante o lançamento dos livros. O Curso de Extensão “Perspectivas Epistemológicas em Pesquisas em Políticas Educacionais” foi o evento que marcou o início das atividades do convênio, promovendo o fornecimento de subsídios teóricos a pesquisadores e estudantes da área da educação. Os dois dias de curso, ministrados pelos professores organizadores dos livros, ofereceram diversas ferramentas de pesquisa em políticas educacionais. Como encerramento das atividades, na manhã desta quarta-feira, 07, às 10h, uma comitiva formada pela professora Malu Almeida, outros professores do mestrado, alunos do curso de extensão e responsáveis pelos laboratórios de Tecnologia e Saúde da Universidade, acompanhou o Pró-Reitor de Pesquisa Tello pelo campus da UNIPLAC, apresentando a ele a estrutura destas áreas para fins de conhecimento.