Programa complementa a atuação de acadêmicos de diversas áreas como agentes em desenvolvimento regional

Com a missão de habilitar profissionais com visão sistêmica e empreendedora, capazes de planejar, implantar, gerir e avaliar projetos de desenvolvimento regional sustentável, o Curso de Extensão para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) está em funcionamento na UNIPLAC desde 2009, laborado por meio de uma parceria entre Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação, e UNIPLAC e é sediado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE. Segundo o professor Dr. Geraldo Augusto Locks, um dos coordenadores do curso, o programa é uma tentativa de que os acadêmicos saiam da Universidade com uma formação fortalecida na especificidade e ao mesmo tempo pensando a sua graduação inserida na região. “A UNIPLAC é uma instituição comunitária de abrangência regional e este programa sensibiliza os acadêmicos e professores para a sua missão, que é estar presente e inserida no contexto socioeconômico, politico e cultural da região”, o professor afirma, lembrando ainda do compromisso a que Universidade é chamada no momento em que, por meio de dados divulgados pelo IBGE, o planalto catarinense ainda apresenta o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina. O curso tem 200 horas, com aulas realizadas aos sábados na UNIPLAC. Sua turma 2013 tem cerca de 80 alunos das duas regionais - Lages e São Joaquim- acadêmicos dos cursos: Administração; Direito (matutino e noturno); Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Jornalismo; Psicologia; Serviço Social e Sistemas de Informação. Mayckon de Souza, acadêmico de Engenharia Civil, afirma a importância do curso. “Com este curso conseguimos uma especialização enquanto fazemos nosso curso de graduação. Estamos sendo habilitados, além da nossa área específica - no meu caso a Engenharia Civil - na área social e estamos sendo qualificados para o desenvolvimento de projetos de utilidade pública, para a melhoria de nossa cidade e de nossa região”. O aluno diz ainda, que com o curso tem a possibilidade de mudar o cenário em que vive. “A nossa geração é a esperança de melhoria de nossa sociedade e como o curso agrega diferentes áreas de conhecimento, essa melhoria poderá acontecer também em diversas áreas da sociedade”, ele completa. A coordenadora do curso professora Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Malu Almeida) conclui a análise sobre o PROESDE como promotor de um desenvolvimento social que vai além do capital, com foco na tecnologia social e economia solidária. “Promovemos o desenvolvimento regional para melhoria da pessoa humana, para a construção da cidadania, de forma efetiva, diferente da cidadania outorgada ou cidadania assistida”. O curso será finalizado no primeiro semestre de 2014 com a realização de dois seminários regionais, na Regional de Lages e na Regional de São Joaquim.