Universidade do Planalto Catarinense avança 11 posições em Ranking de Universidade divulgado pela Folha
A Folha divulgou nesta segunda-feira (09) o Ranking Universitário Folha (RUF) que mede a qualidade das 192 instituições, que foram avaliadas nas áreas de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. Embora o RUF se utilize de dados que resultam das avaliações do MEC e a UNIPLAC está sob a égide do Conselho Estadual de Educação (CEE), considera-se válida e importante a iniciativa, pois traz uma série de demonstrativos de crescimento.
A UNIPLAC avançou 11 posições no Ranking Geral com uma evolução de 11,79 pontos em relação à pesquisa de 2012, um índice percentual de 158% de evolução, maior que dez das treze instituições avaliadas em Santa Catarina. No indicador Ensino a UNIPLAC está em 76º somente abaixo das maiores do Estado - UFSC, UDESC, FURB e UNIVALI. Neste indicador a UNIPLAC mantém no Índice Geral de Cursos do CEE a nota 3, que garante a condição de qualidade necessária para manutenção do status de Universidade.
O curso de Medicina da UNIPLAC, ainda segundo o RUF 2013, pontuou em 25º em uma relação de 1479 instituições de Ensino Superior do país, e em segunda colocação no Estado.
Na área de Inovação, além de manter, desde 2004 a MidiLages, considerada a melhor Incubadora de Empresas do interior de Santa Catarina, os cursos da área de Tecnologia e Engenharias da Universidade estão desenvolvendo projetos de inovação em suas respectivas áreas e que buscarão em seguida o registro de patentes necessários. Foram recentemente liberados pelo Governo do Estado 1,7 milhões em recursos para investimentos em novos laboratórios para a área de Engenharias e Design.
Nos indicadores Pesquisa e Internacionalização a UNIPLAC está colhendo seus primeiros frutos, já que no período contraproducente, entre 2008 e 2011, estas áreas tiveram baixo desenvolvimento. Convênios e acordos internacionais estão sendo realizados, com o intercâmbio de conhecimento, de pesquisa e de estudantes. Exemplos são o convênio estabelecido em 2012 com a UNTREF (Argentina) e a Paris 5 (França) que está em tramitação. Alunos dos cursos de graduação da UNIPLAC já estão em insituições de Ensino Superior de outros países, através da mobilidade acadêmica No indicador Pesquisa no ano de 2012 aproximadamente 300 trabalhos de pesquisa foram apresentados na Mostra Científica. Em 2013 mais de 500 trabalhos foram inscritos para este que é o maior evento da Universidade, realizado no mês de outubro.
“A UNIPLAC está em franca recuperação em todos os níveis, mantendo a qualidade de ensino, com amento significativo de produção científica e de contribuição com o desenvolvimento regional”, afirma a Pró-reitora de Ensino da UNIPLAC Profa. Vera Rejane Coelho. A Profa. Vera salienta ainda, que os dados do RUF tem como referência o ano de 2011 e que de lá para cá a UNIPLAC já ampliou consideravelmente os recursos aplicados para melhoria de sua atuação, frente ao cumprimento de sua missão que é a promoção da formação humanística, técnico-científica e cultural do cidadão priorizando o desenvolvimento regional.
Veja o ranking de universidades da Folha em: http://ruf.folha.uol.com.br/2013