Foram dez dias de pesquisa no Parque de Exposições Conta Dinheiro. Os vinte acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), que participaram do projeto Click Pinhão, tiveram a oportunidade de ouvir mais de três mil visitantes da XXII Festa Nacional do Pinhão. Com a parceria entre Uniplac e Prefeitura, a Comissão Central Organizadora (CCO) teve condições de tomar algumas providências que resultaram no bom andamento do evento.
Além das questões propostas na pesquisa, as quais avaliavam, entre outros, a estrutura, limpeza e segurança no parque, os estudantes ouviram sugestões que foram repassadas imediatamente à comissão. De acordo com as coordenadoras do Click Pinhão, esse elo entre os organizadores e o público fez com que alguns detalhes em deficiência fossem percebidos e logo solucionados. “Numa das primeiras noites da Festa, algumas pessoas disseram que os corrimãos soltavam farpas causando ferimento. No dia seguinte, a CCO providenciou os reparos”, exemplificam.
No encerramento das atividades, os alunos descreveram os fatos relevantes de cada dia. E ainda nesta semana, a equipe fará uma reunião de avaliação do projeto e elaboração de um relatório que será entregue à Prefeitura com algumas sugestões ouvidas do público.
Em 2010 a pesquisa teve um diferencial, os resultados puderam ser acessados instantaneamente via web e alguns deles disponibilizados ao público na página do projeto na internet (www.uniplac.net/clickpinhao2010).