Mestrado contou com a participação de membro do Conselho Estadual de Educação em uma de suas bancas de qualificação
O ex-presidente e membro titular do Conselho Estadual de Educação – CEE e Reitor da Uniarp, Professor Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou nesta terça-feira dia, 03 de dezembro, de uma das bancas de qualificação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac.
Na oportunidade o Prof. Adelcio relembrou sua trajetória no CEE e sua participação no processo de reconhecimento da Uniplac como Universidade. Ele afirmou a importância da Uniplac no contexto regional, defendendo a interiorização do Ensino Superior. Ainda, enalteceu o Programa de Mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade, salientando que gostaria que muitos dos seus professores da UNIARP pudessem cursá-lo.
A qualificação é uma das etapas do andamento do curso de Mestrado. Esta, que contou com a participação do Prof. Adelcio, teve a apresentação do tema “PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES E ATITUDES DOS TRABALHADORES PERANTE A DOR CRÔNICA DO SETOR INDUSTRIAL”, pelo mestrando Adriano Slongo, fisioterapeuta, sob orientação da Profa. Dra. Maria Conceição de Oliveira.
Adriano pesquisa em seu trabalho o aparecimento e o aumento de distúrbios musculoesqueléticos, como importante problema de saúde pública e um dos mais graves no campo da saúde do trabalhador. Segundo seu estudo “devido aos grandes indicativos de morbidade e até de mortalidade nesta classe da população, evidencia-se a necessidade de pesquisas em Saúde do Trabalhador que criem indicadores relacionando a dor crônica às atitudes do trabalhador”. Também, segundo o pesquisador, estas pesquisas devem identificar e compreender os problemas de saúde-doença e subsidiar e desenvolver ações que objetivem transformação.
Este é um dos mais de dez trabalhos de pesquisa que estão sendo produzidos pela turma 2013 do PPGAS, e que efetivam o cumprimento dos objetivos do programa, que é a contribuição com a busca de soluções inovadoras e responsivas para aos problemas da sociedade por intermédio de proposições teóricas e metodológicas, observadas as demandas contemporâneas.
O Mestrado em Ambiente e Saúde caminha para sua segunda turma de alunos, com início das aulas programado para o primeiro semestre de 2014 e com inscrições abertas até dia 17 de fevereiro. São 25 vagas disponíveis. Fazem parte do processo seletivo para o ingresso, além da matrícula, a apresentação de pré-projeto e memorial descrito e as entrevistas. Todas as informações sobre o processo de inscrição e demais procedimentos estão no edital disponível no endereço http://www.uniplac.net/publicacoes/editais/4920.pdf. ou pelo telefone (49) 3251.11.45