Professoras do Mestrado em Ambiente e Saúde tiveram artigo publicado em importante periódico nacional
O trabalho de pesquisa com o tema “A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ERA DIGITAL” de autoria das professoras Drª. Marina Patrício de Arruda (Mestrado em Ambiente e Saúde e Mestrado em Educação Uniplac) e Drª. Lilia Kanan (Mestrado em Ambiente e Saúde Uniplac) foi publicado pela Revista Estudos de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica-PUC Campinas, na edição nº. 30 (4) – out/dez, 2013.
A publicação tem a classificação “Qualis A2” no sistema de avaliação mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Brasil. O sistema Qualis relaciona e qualifica a produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A classificação varia de “A1- indicador de maior circulação e qualidade dentro da área de avaliação, até C”.
As autoras, no artigo, salientam que atualmente a organização do trabalho se dá sob certas condições sociais, econômicas e culturais influenciadas pelo excesso de informações e tecnologias próprios da era digital. Para discutir tal situação, as professoras buscaram conteúdos em livros e artigos selecionados em razão de apresentarem relação entre organização do trabalho-contemporaneidade e transformações do trabalho/trabalhadores-era digital. A partir disto, as autoras discutem algumas características da organização do trabalho na era digital, visivelmente marcadas por aspectos antagônicos e complementares. Problematizam o trabalho em meio a essas características de complexidade, cuja dinâmica engloba, ao mesmo tempo, condições de liberdade e de subserviência. Destacam que analisar as mudanças que ocorrem na organização do trabalho a partir dos impactos da era digital é significativo para ampliar a reflexão sobre fatos e acontecimentos que vêm modificando o comportamento de trabalhadores e, em uma instância ampliada, da sociedade na qual ele se insere.
Estudos de Psicologia é uma revista trimestral, do programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fundada em 1983, incentiva contribuições da comunidade científica nacional e internacional com o objetivo de promover e divulgar o conhecimento científico na área de Psicologia, por meio da publicação de artigos originais que representem contribuições relevantes para a área. Publica também artigos teóricos, revisões da literatura e estudos de caso, bem como resenhas que apresentem avanços para a área da Psicologia como ciência e profissão.O trabalho está disponível no link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2013000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt