Iniciado pela Mestranda Andréia Agostini, sob a coordenação da Profa. Dra. Lilia Aparecida Kanan, o projeto de pesquisa “Bem-Estar no Trabalho: Vivências e Percepções de Colaboradores de empresas de Tecnologia da Informação” tem como objetivo verificar a vivência de Bem-Estar no Trabalho (BET) de colaboradores à partir de ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), praticadas por empresas de Tecnologia da Informação no estado de Santa Catarina.
A intenção surgiu a partir da observação de lacunas de conhecimento existente sobre o Bem-Estar no Trabalho e sua relação com o contexto tecnológico. Com o crescente incentivo ao desenvolvimento e expansão de empresas de tecnologia, evidencia-se a formação de um mercado característico, o qual demanda de seus colaboradores alta carga psíquica com reflexos também em sua saúde física. Em contrapartida, as empresas buscam ofertar atividades que promovam saúde e bem-estar para amenizar o impacto deste trabalho.
Segundo a responsável pelo projeto, neste estudo pretende-se identificar as ações de qualidade de vida no trabalho, ofertadas pelas empresas de TI e verificar se os profissionais vivenciam o bem-estar a partir destas ações.
Participarão da pesquisa 18 empresas de TI em Santa Catarina, de médio (que possuem entre 50 e 99 colaboradores) e de grande porte (acima de 99 colaboradores), segundo critérios adotados pelo SEBRAE. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza básica, quantitativa e a obtenção dos dados se dará através de questionários.
Os participantes fornecerão dados sobre a percepção das ações de Qualidade de Vida no Trabalho e relato de possível vivência de Bem-Estar. Com a pesquisa, espera-se contribuir, na medida em que as informações obtidas tendem a fornecer subsídios a se propor intervenções, visando a promoção de QVT no contexto laboral.
Este é um dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos mestrandos da turma 2013 do Mestrado em Ambiente e Saúde. A turma 2014 do programa está com inscrições abertas até dia 17 de fevereiro de 2014 em tem seu processo de seleção descrito, com prazos e procedimentos, no endereço: http://www.uniplac.net/mestradoambientesaude.
Informações na secretaria dos Mestrados: 49 3251.1108 ou através do e-mail stricto@uniplaclages.edu.br