Artigo com participação de membro da comunidade acadêmica da Uniplac traz tema importante para a saúde de recém nascidos
O trabalho foi divulgado em janeiro, em importante publicação internacional
A publicação “Internetional Archivres of Medicine” traz em sua edição nº 7 de janeiro de 2014, um artigo de autoria de Marcio Petenusso, acadêmico do curso de Medicina da Uniplac e professor da área de Saúde da Universidade, em conjunto com outros sete profissionais de saúde de outros locais do país. O artigo tem seu tema traduzido como “Avaliação de parâmetros fisiológicos antes e depois da fisioterapia respiratória em recém-nascidos com bronquiolite viral aguda” e buscou avaliar o sucesso do uso da terapia nos casos destes pacientes que apresentam a doença, que tem alta morbidade e afeta recém-nascidos nos primeiros dois anos de vida.
O estudo permitiu a observação de 30 recém-nascidos indicados para assistência de fisioterapia hospitalizados em uma Unidade de Urgência e Emergência. Os pesquisadores mediram as variáveis antes do tratamento e após o tratamento de fisioterapia.
Como resultado foi observada a diminuição da frequência cardíaca e o aumento da saturação de oxigênio, indicadores de aumento da qualidade respiratória, que demonstram melhora da bronquiolite viral dos pacientes. Assim, conclui-se que a fisioterapia respiratória pode ser uma terapia eficaz para o tratamento de recém-nascidos com bronquite aguda viral.
O trabalho na íntegra pode ser conferido no endereço: http://www.intarchmed.com/content/7/1/3#