PPGE/Uniplac homenageia o Professor Nilson Thomé

Na tarde de ontem (17) o auditório do Centro de Ciências Jurídicas esteve repleto de professores, colegas dos Programas de Mestrado em Educação, Ambiente e Saúde, Dirigentes da Uniplac, técnicos administrativos e alunos que participaram da homenagem feita pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – PPGE /Mestrado em Educação ao professor Nilson Thomé, que faleceu no último domingo. O professor Nilson Thomé atuava como professor titular do Mestrado em Educação da Uniplac e também lecionava disciplinas nos cursos de graduação da Universidade. Historiador, jornalista, pesquisador, escritor, antropólogo, professor e doutor em Educação (História e Filosofia), Nilson obteve capacitação e aperfeiçoamento em Educação Superior a Distância em instituições do Brasil, dos EUA e da Espanha, e possuía vasta experiência nas áreas do jornalismo, museologia, arqueologia, antropologia e sociologia. Também na área de projetos, pesquisas e em administração universitária. Autor de 34 livros e inúmeras publicações, o professor participou de conferências no Brasil e no exterior. Era reconhecido como uma das maiores autoridades em assuntos relacionados com a Guerra do Contestado, que aconteceu no meio-oeste de Santa Catarina entre os anos de 1912 a 1916. A trajetória do professor e sua inserção no quadro de docentes do Mestrado em Educação na Uniplac foram rememoradas e apresentadas pelos Professores Lurdes Caron, Marina Arruda e Geraldo Rosa (PPGE). Na sequência fotos diversas do professor, em eventos e viagens de estudo foram mostradas tendo como fundo a música “Amigos para sempre”. Assim ele era visto em suas atividades, com sua simplicidade e amizade. “Fica para nós a grande contribuição e o legado do trabalho do professor Nilson Thomé em prol de sociedades mais humanizadas”, relata a coordenadora do PPGE, professora Marina Arruda. O professor Geraldo Rosa também deu seu relato sobre a convivência com Thomé e sobre os trabalhos realizados em parceria, informando que em breve será publicado pela Revista da escola de Educação da Unicamp, Histed BR On line um artigo em co-autoria – Geraldo Rosa e Nilson Thomé - que traz o tema “Panorama da Educação no Contestado após 100 anos da Guerra do Contestado”. O momento de homenagem contou ainda com uma reflexão feita pelo padre e mestrando do Programa de Educação, Carlos Fermino. O professor faleceu no dia 16 de março, em Curitiba, aos 64 anos, onde estava internado por causa de um câncer. Deixa mulher, três filhos e um neto. Natural de Caçador, onde nasceu em 4 de outubro de 1949.