Acadêmicos de Medicina realizam doações de sangue como parte do trote cidadão

Durante toda a manhã desta quinta-feira acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina foram até o hemocentro de Lages para doação de sangue. A ação é parte da acolhida dos acadêmicos veteranos do curso aos calouros, novos alunos ingressantes em 2014. A colaboradora do Hemosc de Lages e também do curso de medicina da Uniplac, Marli Adelina de Souza, ressalta a importância desta e outras campanhas realizadas junto à comunidade acadêmica em benefício do hemocentro. Segundo ela, com a doação dos alunos calouros de Medicina até 42 pessoas poderão ser beneficiadas. Além desta ação os calouros também contam com o projeto de extensão de acolhimento, também como trote solidário, onde os alunos do terceiro ano, promovem a união e melhor inserção dos novos estudantes do na universidade, facilitando a compreensão deles da organização curricular diferenciada do curso de Medicina da Uniplac e as metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Vale também ressaltar a realização do Trote Solidário lançado esta semana na Uniplac com o tema “Acolhida Cidadã: Ajudar é preciso”. Nele, todos os cursos são convidados a participar. O objetivo do projeto é despertar nos acadêmicos o sentimento de solidariedade para com os novos ingressos da Uniplac, além da substituição do trote “sujo”. Serão arrecadados vários produtos, dentre eles alimentos não perecíveis como arroz, feijão e trigo, e ração para cães e gatos. As turmas dois cursos que mais pontuarem serão premiadas conforme regulamento próprio do projeto.